quinta-feira, 11 de maio de 2017

Salada de legumes grelhados

Ingredientes
1 berinjela
1 bulbo pequeno de erva-doce 
1 abobrinha
2 colheres (sopa) de azeite
1 pimentão vermelho cortado ao meio
3 tomates cortados ao meio e sem sementes
2 dentes de alho em lâminas
1/2 colher (café) de orégano seco
1 1/2 colher (sopa) de vinagre balsâmico
Sal

Preparo
Aqueça uma grelha canelada. Corte a berinjela, a erva-doce e a abobrinha no sentido do comprimento em fatias com 1 cm de espessura. Pincele-as com um pouco de azeite e tempere com sal. Coloque o pimentão com o lado da pele na grelha durante 4 a 5 minutos, ou até ficar chamuscado e com bolhas.

Grelhe a berinjela, a erva-doce e a abobrinha durante 4 minutos, ou até ficarem com as marcas da grelha. Vire os legumes e deixe as abobrinhas grelharem mais 3 minutos, e a berinjela e a erva-doce, mais 5 a 6 minutos. (coloquei tudo junto na grelha, a berinjela é a que demora mais tempo).

Pincele ligeiramente os tomates e grelhe-os, com os lados cortados para baixo, durante 3 minutos, ou até ficarem com as marcas da grelha. Numa frigideira pequena, aqueça o azeite em fogo médio, salteie o alho e o orégano durante 1 minuto e tempere com sal. Deixe esfriar ligeiramente e misture o vinagre balsâmico (este molho é estupidamente delicioso, vou experimentar em outras saladas).

Retire a pele do pimentão (opcional) e corte-o em tiras compridas. Corte os outros legumes em pedaços, misture-os numa saladeira, regue com o molho e mexa para envolver. Sirva à temperatura ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu recadinho!