domingo, 2 de outubro de 2016

Torta de brocolis

Ingredientes
Massa
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de óleo
3 ovos
1 colher (sopa) de sal
1 xícara (chá) de leite
2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado
1 colher (sopa) de fermento em pó

Recheio
2 colheres (sopa) de azeite
2 dentes de alho espremidos
1 cebola picada
3 xícaras (chá) de buquês de brócolis pré-cozidos
Sal e pimenta do reino a gosto
200g de queijo mussarela ralado

Preparo
Em uma panela, coloque o azeite, o alho espremido, a cebola picada e frite tudo por 5 minutos. Junte o brócolis pré-cozido, sal, pimenta do reino a gosto e refogue por 5 minutos, mexendo de vez em quando. Retire do fogo e deixe esfriar. No liquidificador, bata todos os ingredientes da massa. Em uma forma de 20 x 30cm, coloque metade da massa, o brócolis refogado e temperado e, por cima, coloque a mussarela, espalhando bem. Cubra tudo com o restante da massa e leve o preparo ao forno, pré-aquecido, por 30 minutos ou até dourar levemente.

Torta salgada de abobora

Ingredientes
Massa
1 abóbora cabotcha vermelha grande
1 colher (sopa) de azeite
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
Sal e cebolinha picada a gosto

Recheio
1 cebola picada
2 colheres (sopa) de azeite
200 g de peito de peru defumado desfiado
2 tomates em cubos
Salsinha picada, sal e pimenta a gosto
Cobertura
3 colheres (sopa) de queijo ralado light

Preparo
Corte a abóbora em gomos, retire a semente e coloque os pedaços em uma assadeira com a casca voltada para baixo. Leve a assadeira ao forno até que os gomos fiquem macios. Retire a casca e passe os pedaços em um espremedor de batata. Tempere a mistura com azeite, farinha de trigo, sal, cebolinha e reserve. Para o recheio, refogue a cebola no azeite e acrescente o peito de peru, o tomate, a salsinha, o sal e a pimenta. Cozinhe tudo até ficar um molho encorpado. Em um refratário untado, despeje metade da massa de abóbora, distribua o recheio e cubra com a massa restante. Polvilhe queijo ralado e asse o preparo em forno médio por 20 minutos.

Brigadeiros e mais brigadeiros para comer sem culpa

Brigadeiro com falso leite condensado: misture 6 colheres de leite em pó desnatado com 1 colher adoçante culinário e 1 colher rasa de cacau em pó ou achocolatado diet. Acrescente água fervente aos pouquinhos e vá mexendo até ficar bem cremoso.

Brigadeiro de banana: amasse 1 banana e leve ao micro-ondas por 1 minutos, Misture bem 2 colheres de leite em pó desnatado e 1 colher de cacau em pó. Incremente com raspas de 1 quadradinho de chocolate amargo.

Brigadeiro de leite em pó: misture muito bem 5 colheres de leite em pó desnatado, 3 colheres de leite líquido desnatado, 1 colher de cacau em pó e 2 colheres (chá) de adoçante culinário em pó. Sove bastante até dar liga e molde os brigadeiros.

Brigadeiro de creme de ricota: em uma panela, misture 150 g de creme de ricota light com 2 a 3 colheres de cacau em pó ou achocolato diet, 5 colheres de leite em pó desnatado e 3 colheres bem cheias de adoçante culinário. Mexa em fogo baixo até obter ponto de brigadeiro.

Quibe de quinoa com ricota

Ingredientes
500g de carne moída
1 xícara (chá) de quinoa
2 tomates, picados sem semente
1 cebola média, picada
1/2 xícara de manjericão, picado
1/2 xícara (chá) de hortelã, picada
Suco de 1 limão
Sal e pimenta a gosto
ricota

Preparo
Cozinhe a 1 xícara de quinoa em 2 xícaras de água temperadas com sal (pode usar meio caldo de carne ou legumes) por 15 minutos.
Preaqueça o forno a 200 graus. Numa tigela, misture a carne, os tomates e a cebola (pode ser com a mão mesmo). Depois acrescente a quinoa, o manjericão, a hortelã, o limão e tempere com sal e pimenta.
Coloque metade do quibe numa assadeira ( 23x23cm), cubra com a quantidade de ricota que preferir e depois cubra a ricotta com o restante do quibe. Cubra a assadeira com papel alumínio e leve para assar por 15 minutos, depois descubra a assadeira e deixe assar até ficar douradinho.